segunda-feira, 2 de julho de 2007

A ESCOLA DAS GERAÇÕES


Peroguarda, 1 de Julho de 2007 / Foto: Luís Filipe Catarino

Foi nesta escolinha que o meu pai e a minha mãe fizeram a primária. Foi nesta escola de aldeia que várias gerações de peroguardenses foram ensinados pela Dona Ideme Candeias, centenária imortalizada numa pequena placa que cá fora a homenageia. A aldeia é Peroguarda, concelho de Ferreira do Alentejo e distrito de Beja. Quando no tempo de Salazar, Monsanto ganhou o epíteto de "aldeia mais portuguesa de Portugal" a singela Peroguarda ficou em segundo. É linda a aldeia dos meus pais. Michel Giacometti deve ter achado o mesmo e é lá que está sepultado, depois de dedicar uma vida a investigar as raízes da nossa música popular. O "Senhor Michéli" como me lembro de o tratarem já depois de morrer, parece que encontrou aqui uma forma distinta de cantar alentejano.

Eu estava com saudades da terra dos meus pais e das minhas primas que resistem fincadas na planície . "Foi aqui que andou toda a gente, até eu" disse-me a prima Carla, de 25 anos, a acabar o curso de multimédia.

Eu andei numa parecida, um bocadinho maior, em frente da qual mora o meu amigo Rodrigo Cabrita, e onde aprendi os ensinamentos da Dona Artemisa (será que é próprio das professoras terem nomes estranhos) com o meu também amigo José Carlos Carvalho.

3 comentários:

web disse...

É sempre bom saber por onde andas...

Foi bom recordar a Escola de várias gerações de peroguardenses (a última vez que a visitei foi no Verão de 2004...).

Fizeste-me sentir muito próxima do ambiente acolhedor da aldêa... Fiquei com saudades, não só das primas e dos tios, mas também tuas...
Um beijo.

Anónimo disse...

a minha mae chama-se ana, professora, filha de uma outra professora de nome igualmente simples, irma de mais duas com nomes identicamente descomplicados.

a avoh era professora, numa escola parecida com esta da sua foto, e todas elas passaram por casas parecidas com esta.

coisa de que gosto na historia da avoh: quando acabou o seu curso do magisterio primario (era assim que se chamava na altura) nao tinha uma escola perto de casa onde pudesse exercer o seu mister. assim sendo, o seu marido, pai da minha mae e das minhas tias, mandou construir a escola onde passou a ensinar os meninos da zona, incluindo as suas filhas...

maique

ps. fui ver o exif desta... ;-)

Anónimo disse...

Ola! Os meus pais também andaram nessa escola...aí firam instruídos, aí cresceram nessa linda aldeia onde eu passei muitas férias da minha vida!!!
Peroguarda está no meu coração pois viu-me nascer, viu-me brincar...crescer...e ainda hoje lá vou...e venho a chorar!
um abraço.

Filipe Braz