terça-feira, 20 de novembro de 2007

TCHEKA

Tcheka no São Jorge
Tcheka no São Jorge - clique na imagem para ver um pequeno filme


No sábado passado vi Tcheka tocar pela segunda vez, desta feita no Cinema São Jorge, local mais adequado para a sua música que vai procurando novos carreiros na cena caboverdiana e internacional. Apresentando o terceiro álbum, de nome "Longi" (com Lenine a produzir, e como se nota o dedo do brasileiro!) e acompanhado por Lúcio Vieira no baixo, Marcos Alves na percussão e, em dois temas, também por Ruben Alves no acordeón, o músico provou como a simplicidade basta para haver bela música.
Confesso que dias antes tinha ido ao Coliseu ver Seu Jorge e que saí de lá antes do final, esmagado por tantos elementos em palco a soterrar a voz do brasileiro. Que chatice!
Bom, mas voltando a Tcheka e à sua simplicidade, esta vê-se na abordagem humilde ao português, no branco e alinhado sorriso com que apresentou a sua negra mãe presente na audiência, e nas histórias quotidianas que conta nas músicas envolvidas no rendilhar percutido da guitarra.
De "Argui", passando por "Nu Monda" até este "Longi", Tcheka evoluíu sempre, e muito, e este é sem dúvida o seu melhor registo.
Para ver hoje na nova Fnac de Alfragide às 1830h e 2100h (Via Crónicas da Terra)

1 comentário:

Anónimo disse...

è uma verdadeira alegoria a cabo Verde!
Morabezza!