domingo, 20 de maio de 2007

PROCISSÃO GLOBALIZADA

Procissão de N.S. da Saúde
Procissão de N.S. da Saúde - clique na imagem para ver o Slideshow Multimédia


A Procissão de Nossa Senhora da Saúde realizou-se no dia 6 de Maio e, como manda a tradição anual, saíu da igreja com o mesmo nome, no Largo do Martim Moniz em Lisboa, percorrendo algumas ruas das cercanias, numa zona bastante típica da cidade.
Costumo brincar com os amigos e chamar a esta parte da capital a "Afrásia", tal é a diversidade de imigrantes que por aqui pulula. É surpreendente olhar para as fachadas da Lisboa Antiga e ver espreitar pela janela olhos da Globalização.

Esta é a minha segunda tentativa multimédia com movimentos nas imagens, e estou a aprender a utilizar programas que facilitem a feitura de apresentações deste género, que são já o presente da comunicação. A compressão dos vídeos é por agora a minha maior dificuldade, sendo natural que notem alguns "saltos" e perda de definição de certas imagens. Penso que deve ter a ver com o facto de ter usado as imagens em alta-resolução e ter gerado um ficheiro Quicktime monstruoso que tive de comprimir para Flash Video. Acho que para a próxima já não deve acontecer mas agora já não tenho paciência, já estou farto destas fotos!

Alguns dados técnicos:
Fotos feitas com Leica M8 e Summicron 28/f2 com filtro IR Leica / Canon 5D , 70-200 f2.8 L IS, Conversor 1.4x, 24-105 f4 L IS , 50 f1.4 / Apresentação construída com Boinx FotoMagico 2, conversão para Quicktime e posteriormente pelo Flash 8 Video Encoder.

5 comentários:

Devaneante disse...

Caríssimo A.,
Adorei o trabalho. Náo dei conta de nenhum salto ou perda de definição nas imagens, que aliás estáo excelentes, como sempre.
Bjs

SkinStorm disse...

Muito bom! Tantos anjinhos que eu não vi, preocupada em não me estatelar no chão! ;)

Anónimo disse...

Vi de novo, agora com mais atenção. Sem saltos ou perdas de definição. Está lindo, para não variar. Belas fotos e uma noção perfeita de como se conta uma história construída só com imagens.
Parabéns,
a primeira-dama :)

web disse...

A visualização em ecrã completo resulta bastante bem.

A música acompanha a beleza das imagens, perfeitamente bem captadas (como é teu hábito)e adaptadas ao formato Multimédia.

As novas formas de acesso e interacção com o mundo cada vez mais globalizado, tornou possível chegar ao registo de uma "Procissão..." também ela ..."Globalizada"

Obrigada por este momento de evasão!
Continuação de excelente trabalho!

Bjs
Lun@tic

Anónimo disse...

ora bolas, por alguma razão o comentário que aqui escrevi há dias não foi devidamente concluído (devo ter falhado a verificação) :(

bom, em tom resumido dizia eu que, a conversão de fotografia para vídeo web faz sempre a imgem perder qualidade. o programinha que usaste é interessante sim, no entanto, aconselho a que peças ao joe (soundslide) para ele te incluir na lista dos utilizadores beta. se o fizeres vais ver que não te arrependerás...

bom trabalho!

p.s. ah! esta apresentação correu muito bem no meu mac, apenas parou duas vezes mas nada de mais.