segunda-feira, 16 de abril de 2007

LIVRO "ROTEIRO PARA A INCLUSÃO 2006"

Slideshow Livro
Livro e Expo Roteiro para a Inclusão - clique na imagem para ver o slideshow


No passado sábado decorreu em Santarém o Congresso "Compromisso Cívico para a Inclusão" impulsionado pelo Presidente da República Cavaco Silva. Além dos painéis de oradores e debates aconteceram dois momentos que me envolveram de especial forma, e que foram a exposição fotográfica sobre cada uma das quatro jornadas do "Roteiro para a Inclusão", e o lançamento do livro sobre o mesmo tema.

Além das fotos dos momentos em que o Presidente esteve presente, pude juntar a esta exposição e livro, aquelas que fui fazer propositadamente em algumas instituições de Solidariedade Social que estiveram envolvidas, na sequência das práticas exemplares por elas adoptadas nas suas actividades.

Deu-me um gozo singular poder fotografar um pouco do dia-a-dia destes locais onde se tenta recuperar os excluídos para um papel activo na sociedade.

Eu sei que isto pode soar a conversa batida, mas ter tido o privilégio de documentar (pois eu sou dos crentes na fotografia documental e de que ela pode alertar e mudar mentalidades) actividades como as aulas de Ginástica que os idosos fazem na Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva em Reguengos (no início diziam-lhes que era fisioterapia para convencerem os velhotes a participar), ou as lições hípicas de pessoas com deficiência no Centro Hípico da Associação para o Desenvolvimento e Formação Profissional em Miranda do Corvo, fez-me renovar a minha fé nas pessoas e na minha profissão.

Ainda em Santarém recebi publicamente palavras de apreço do Presidente, e senti-me acarinhado.
Para aqueles que não puderem ir ao CNEMA em Santarém ver a exposição patente até ao dia 21 de Abril, ou não encontrarem o livro, fica aqui um pequeno slideshow com algumas das fotos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Excelente trabalho!
Não vai haver uma exposição em Lisboa?

SkinStorm disse...

Define fotografia documental. Agora estabelece a diferença entre fotografia documental e fotojornalismo sff.
Bom trabalho.

SkinStorm disse...

Voltei só para te dizer que fui rever o slideshow. Gosto mesmo muito, muito! Só é pena o Cavaco aparecer nalgumas fotos :)
Gostava de te ver fazer mais trabalhos destes...sim eu sei, os cavacos, a 4see, a namorada, o sporting, etc etc

Devaneante disse...

É por estas e por muitas outras que tu és "O" Photographo.