quinta-feira, 29 de novembro de 2007

MIDNIGHT "MINISTER" OIL

Devo ser o maior fã português dos australianos Midnight Oil: tenho os álbuns todos e foram eles que ajudaram a que o meu fascínio sobre a Austrália crescesse. Quando falo com alguém sobre este grupo, os que já ouviram conhecem apenas o inevitável "Beds are burning".

O ex-vocalista Peter Garrett deixou a banda há alguns anos para se dedicar à política. Activista ambientalista nos anos 80 e 90, Garrett tornou-se deputado e hoje foi noticiado que acaba de ser nomeado Ministro do Ambiente do novo governo trabalhista saído das eleições de sábado passado.

Acho que o título desta música que aqui coloco resume muito do que espera Garrett na sua nova missão como Ministro do Ambiente. "Time to Heal"

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

QUEDAS SURPREENDENTES


Quedas do Lúrio, Moçambique, Março de 2003 / Foto: Luís Filipe Catarino

Olhando o mapa , descendo de Pemba em direcção à Ilha de Moçambique, uma expressão inglesa (o mapa era sul-africano) intrigava-me e instigava-me a insistir com os nossos anfitriões para que fôssemos até àquele ponto: "Lurio Falls".
Já me tinha dado por vencido porque o caminho estava impenetrável naquela época do ano e, diziam-me, nem o mais valente jipe lá chegaria (pois não conhecem a valentia do meu Rocinante!), assim, no dia seguinte lá esvoaçámos então a caminho da ditosa Ilha, avistando do alto praias de sonho, uma pequena parte de um litoral de 3000km que Moçambique detém, quase virgem, à espera que o Homem não o estrague, já sabedor dos erros dispersos pelo planeta.
O piloto do teco-teco era neozelandês (ora bem!) e tornou-se meu aliado ali a não-sei-quantos-pés de altitude, na tarefa de ver o que seria aquilo no mapa, e que obrigava a um pequeno desvio na rota aérea traçada.
Pelo GPS andávamos próximo e realmente seguíamos o leito de um rio barrento, onde mulheres lavavam a roupa e o gado se refrescava, e que ganhava caudal à medida que nos afastávamos da foz.
E assim, sem aviso a imponente cascata enche-nos o olhar, e o ribombar da água fez de nós miniaturas mais uma vez espantadas com a Natureza.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

MULTIDÃO MARROQUINA


Souk el Arba du Rharb, Marrocos, 4 de Novembro de 2007

Já na viagem de regresso encarámos uma multidão que se divertia num terreiro à beira da estrada. A isso voltaremos mais tarde... para já a recordação destes olhares e do sabor do meio quilo de fruta, daquela que já dificilmente por cá se encontra, a preços ainda mais árduos de dar com eles.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

TCHEKA

Tcheka no São Jorge
Tcheka no São Jorge - clique na imagem para ver um pequeno filme


No sábado passado vi Tcheka tocar pela segunda vez, desta feita no Cinema São Jorge, local mais adequado para a sua música que vai procurando novos carreiros na cena caboverdiana e internacional. Apresentando o terceiro álbum, de nome "Longi" (com Lenine a produzir, e como se nota o dedo do brasileiro!) e acompanhado por Lúcio Vieira no baixo, Marcos Alves na percussão e, em dois temas, também por Ruben Alves no acordeón, o músico provou como a simplicidade basta para haver bela música.
Confesso que dias antes tinha ido ao Coliseu ver Seu Jorge e que saí de lá antes do final, esmagado por tantos elementos em palco a soterrar a voz do brasileiro. Que chatice!
Bom, mas voltando a Tcheka e à sua simplicidade, esta vê-se na abordagem humilde ao português, no branco e alinhado sorriso com que apresentou a sua negra mãe presente na audiência, e nas histórias quotidianas que conta nas músicas envolvidas no rendilhar percutido da guitarra.
De "Argui", passando por "Nu Monda" até este "Longi", Tcheka evoluíu sempre, e muito, e este é sem dúvida o seu melhor registo.
Para ver hoje na nova Fnac de Alfragide às 1830h e 2100h (Via Crónicas da Terra)

terça-feira, 13 de novembro de 2007

HÁ LUZES ASSIM NO MEIO DAS MULTIDÕES


Santiago do Chile, 10 de Novembro de 2007 / Foto: Luís Filipe Catarino

Na rua, enquanto passava a pé o Presidente Cavaco Silva, reparo nesta senhora que esperava na paragem de autocarro. Instintivamente tirei-lhe duas fotos e depois sorrimos um para o outro. O sorriso dela, digno, seguro, vinha de algum livro de autor sul-americano. Há luzes assim no meio das multidões.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

CORTINA DE FUMO


Santiago do Chile, 8 de Novembro de 2007 / Foto: Luís Filipe Catarino

Esta pode ser uma foto do futuro que nos espera em Janeiro: quem fuma, a fazê-lo na rua, pois será proibido ser chaminé dentro dos edifícios públicos. Sinceramente, e apesar das reestruturações que serão necessárias, e dos amigos que vão sofrer, acho muito bem.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

RUAS DE INDIGO


Chefchaouen, Marrocos, 2 de Novembro de 2007 / Foto: Luís Filipe Catarino

Quase tudo o que se possa dizer da côr indigo das paredes de Chefchaouen arrisca-se a ser um lugar comum. Mas Chefchaouen é um lugar-incomum que apetece trazer para casa, ou... voltar sempre!