quarta-feira, 31 de outubro de 2007

DE VOLTA A MARROCOS





Fez, Marrocos, Maio de 2005 / Fotos: Luís Filipe Catarino

Agora sim. Aqui vou eu na sela do pendura, montado no fiel e corajoso Rocinante, com a estrada a apontar o Sul onde está a verdadeira moirama. Depois de algumas tentativas de voltar ao nosso vizinho do Sul sinto que já nada nos detém nas nossas comemorações...
Chefchaouen, Fez e Mèknes serão as escalas deste curto périplo e aqui vos deixo postais antecipados da minha cidade medieval preferida, Fez.

domingo, 21 de outubro de 2007

NEO-REALISMO


António Dias Lourenço, Vila Franca de Xira, 20 de Outubro de 2007 / Foto: Luís Filipe Catarino

Durante a inauguração do novo Museu do Neorealismo em Vila Franca de Xira, disparava eu durante os discursos, e sentado ao meu lado oiço dizer: "Isso é que é disparar..." - olhei para o lado e Dias Lourenço terminou - "Balas para a História". Sorri-lhe e dei-lhe uma palmadinha no joelho.
Este homem, ex-preso político do regime de Salazar; fugitivo do Forte de Peniche; ex-director do órgão oficial do PCP "Avante"; e amigo de infância de Alves Redol, resumiu nesta frase o que nós, fotojornalistas, andamos a fazer com os nossos disparos fotográficos, uns mais, outros menos... neo-realistas.

P.S-Este post é dedicado ao Micróbio.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

UMA PARA O FIM-DE-SEMANA


Cristo-Rei, Lisboa, 23 de Setembro de 2007 / Foto: Luís Filipe Catarino

Este fim-de-semana espero ser turista na minha cidade.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

TIDAS E ACHADAS VI


Fronteira Costa Rica - Panamá, Junho de 2004 / Foto: Luís Filipe Catarino

Estas bananas não eram da Chiquita, embora ali perto as plantações da famosa marca sejam a perder de vista.

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

EXPOSIÇÃO "IMPRESSÕES DO OESTE"




Na sequência da viagem que fiz o ano passado à Austrália, vai ser inaugurada amanhã uma exposição fotográfica com algumas das fotos que coloquei no blog que criei para dar conta do dia-a-dia desse solitário périplo na terra dos cangurús.
Estarei na Biblioteca Orlando Ribeiro, em Telheiras, amanhã às 18 horas para conviver com quem quiser por lá passar, e as fotos vão ali permanecer expostas até 24 de Novembro.
Apareçam!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

ONDE ESTÁ O TEMPO?


Canary Wharf, Londres, Junho de 2003 / Foto: Luís Filipe Catarino

Não tenho encontrado tempo para colocar aqui fotos. Pareço aquele rapaz no meio da foto à procura do tempo e com tanto tempo à frente dele.