quarta-feira, 25 de julho de 2007

segunda-feira, 23 de julho de 2007

OS PRESIDENTES


Jorge Sampaio e Cavaco Silva, Fundação Gulbenkian, Lisboa, 20 de Julho de 2007 / Foto: Luís Filipe Catarino

Como disse um amigo: "dois vultos da História".

sexta-feira, 20 de julho de 2007

FESTA DOS TABULEIROS

Clique na seta play para ver o slideshow

De quatro em quatro anos acontece a Festa dos Tabuleiros na cidade de Tomar. Este ano o Cortejo saíu no dia 8 de Julho e esperavam-se 500 mil visitantes para o desfile de mulheres carregando os tabuleiros pesando mais de dez quilos, adornados com pães, espigas e flores, numa alusão às antigas Festas das Colheitas. Pormenor interessante é que cada tabuleiro tem de ter a altura da mulher que o transporta.

Sempre pensei um dia ir lá fotografar e pude agora cirandar um pouco enquanto o Presidente assistia à Benção dos Tabuleiros na Praça da República. Daqui a quatro anos espero poder fazer uma reportagem completa.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

TURISTAS EM PARIS

Clique nas setas para avançar no slideshow

Paris, 14 de Julho de 2007 / Fotos: Luís Filipe Catarino

Em dez minutos passaram vários povos turistas em frente da pirâmide do Louvre em Paris. Quantos turistas receberá Paris por ano?

segunda-feira, 16 de julho de 2007

NAMORAR EM PARIS


Paris, 14 de Julho de 2007 / Foto: Luís Filipe Catarino

Quem não sonha ir namorar para Paris? Nós também fomos :-)

quarta-feira, 11 de julho de 2007

KORA + CONTRABAIXO




Rachiim Ausar Sahu e Ibrahim Galissa, Trem Azul Jazz Store, 14 de Dezembro de 2006 / Fotos: Luís Filipe Catarino

Só andava à espera do pretexto para aqui colocar umas fotos deste memorável concerto. E ele surgiu: o mestre de kora Ibrahim Galissa, nascido na Guiné Bissau e o (também, sem dúvida) mestre do contrabaixo Rachiim Ausar Sahu, americano, vão-se juntar de novo hoje em forma de "African Reunion Duo" no Trem Azul, na Rua do Alecrim, às 19.30h (5€).
Em Dezembro foi um concerto de antologia e de magia, que me deixou surpreso perante tão improvável encontro de dois dos meus instrumentos preferidos. Foi um dos grandes concertos do ano passado, e se o de hoje fôr tão bom como o de então, por certo constará novamente na lista dos melhores de 2007.
Mais-que-amigo Costa: infelizmente não posso ir, mas espero que o próximo pretexto seja o do lançamento de um disco deste duo excepcional.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

"BALHO"


Balho - clique na imagem para ver o slideshow


Quando fui na semana passada à terra dos meus pais estava com uma vontade inaudita de ir a uma festa popular. Em Ferreira do Alentejo havia um baile, ou como se diz nestas bandas e já dizia a minha avó, um "balho". Como até a Leica se queria divertir lá fomos todos nós dar um pé de dança (ainda bem que não há registos em imagem). E foi isto que saiu, em fotos minhas e som da menina que renasce amanhã...

sexta-feira, 6 de julho de 2007

CONCERTOS MEMORÁVEIS




Tinariwen, Cinema São Jorge, Lisboa, 5 de Julho de 2007 / Fotos: Luís Filipe Catarino

Esta semana rica em concertos (hoje há Rodrigo Leão na Torre de Belém), deixou performances memoráveis para todos os gostos. Para o meu, a de ontem dos Tinariwen e a de terça dos Arcade Fire foram do outro mundo.

Os tuaregues malianos e suas fervilhantes guitarras eléctricas electrificaram (ficou bem esta...) as centenas que encheram o cinema São Jorge, transformado em gigante tenda no meio do deserto ali à beira Parque-Meyer. Nem o calor sufocante faltou, já que o ar condicionado está avariado vai para dois anos... Se os blues nasceram em África e foram para a América, fizeram a viagem de volta a casa com muitos watts na bagagem e recriaram-se no Mali. Estes Tinariwen são hipnotizantes e não nos deixam um único músculo em paz apesar de só saberem dizer "merci". Mas de que interessavam as palavras?

No SuperBock SuperRock vi esta recente descoberta (sim, não conhecia) chamada Arcade Fire, e testemunhei o seu poder pleno de energia e versatilidade. Pareceu-me que eles próprios ficaram espantados com o público e a forma abnegada com que a multidão os seguia. Forte, muito forte. Fica aqui "No cars go" para perceberem.


segunda-feira, 2 de julho de 2007

A ESCOLA DAS GERAÇÕES


Peroguarda, 1 de Julho de 2007 / Foto: Luís Filipe Catarino

Foi nesta escolinha que o meu pai e a minha mãe fizeram a primária. Foi nesta escola de aldeia que várias gerações de peroguardenses foram ensinados pela Dona Ideme Candeias, centenária imortalizada numa pequena placa que cá fora a homenageia. A aldeia é Peroguarda, concelho de Ferreira do Alentejo e distrito de Beja. Quando no tempo de Salazar, Monsanto ganhou o epíteto de "aldeia mais portuguesa de Portugal" a singela Peroguarda ficou em segundo. É linda a aldeia dos meus pais. Michel Giacometti deve ter achado o mesmo e é lá que está sepultado, depois de dedicar uma vida a investigar as raízes da nossa música popular. O "Senhor Michéli" como me lembro de o tratarem já depois de morrer, parece que encontrou aqui uma forma distinta de cantar alentejano.

Eu estava com saudades da terra dos meus pais e das minhas primas que resistem fincadas na planície . "Foi aqui que andou toda a gente, até eu" disse-me a prima Carla, de 25 anos, a acabar o curso de multimédia.

Eu andei numa parecida, um bocadinho maior, em frente da qual mora o meu amigo Rodrigo Cabrita, e onde aprendi os ensinamentos da Dona Artemisa (será que é próprio das professoras terem nomes estranhos) com o meu também amigo José Carlos Carvalho.