terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

LE MONDE EST PLEIN DE POLLUTION








Fui a Paris e não te trouxe bombons, se bem que as flores sejam mais apresentáveis. Ainda por cima vi que o mundo está cheio de poluição. Mas uma coisa é certa: hei-de lá voltar contigo para me redimir e andar de braço dado pela "Grand Place".

sábado, 24 de fevereiro de 2007

AS CARETAS DOS CARETOS





Carnaval de Podence, 18 de Fevereiro de 2007 / Fotos: Luís Filipe Catarino

Por fim arranjei um bocadinho para actualizar o meu blog. Tem sido uma semana cheia de solicitações no trabalho (escrevo no avião regressando de Paris) e, pelo meio, meteu-se o Carnaval, o qual aproveitei para descansar um pouco e fazer uma reportagem para a 4SEE.
Há anos que ando para fotografar o Carnaval de Podence, que muitos dizem ser o mais tradicional de Portugal. Foi desta. Mas ainda não será desta que me alongarei sobre o tema. Para já deixo apenas quatro fotos para aguçar o apetite (será a sede?) e aqui voltarei ao mesmo tema assim que domine um programa que muito me ajudará a mostrar fotografias de uma forma muito mais interessante. Acho que não perderão pela demora.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

UMA GATA BEM HUMORADA



Série "Pantufa Negra" / Autor: Luís Faustino

Acho simplesmente genial a ideia do Faustino de fazer umas tiras humorísticas com a sua gata Pantufa. O fino humor desta série leva-me a pensar que tem um potencial enorme para ser aproveitada na imprensa, escrita ou on-line. Só há uma desvantagem: é que a pobre felina deve ficar com um humor negro ao ser fotografada por uma Nikon. Creio até que na sua linguagem "miauês" já se tenha referido à máquina do Luís como "lá está ele com a caranguejola outra vez". A acompanhar toda a série aqui.

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

WORLD PRESS PHOTO


World Press Photo site

Foram divulgados hoje os vencedores das várias categorias do World Press Photo, o mais importante prémio de fotojornalismo do mundo, este ano ganho por Spencer Platt da Getty com uma foto feita em Beirute.
Veja aqui a galeria de premiados.

MAIS DIAMANTES



Clique aqui para ver o trabalho multimedia

Ainda a propósito das guerras financiadas por diamantes, aqui fica o link para o extradordinário trabalho multimedia feito com base no ensaio de Kadir van Lohuizen sobre o percurso dos diamantes desde a descoberta na mina até à vaidade nos dedos.

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

DIAMANTE DE SANGUE



XL Semanal, Edição de 4 de Fevereiro de 2007 de ABC e
Refugiado Liberiano, Brava, Cabo Verde, 25 de Fevereiro de 2006 / Foto: Luís Filipe Catarino


Na terça-feira fui ver "Diamante de Sangue", o novo filme onde Leonardo di Caprio interpreta o papel de um traficante de diamantes em plena guerra civil na Serra Leoa. Sabe-se que esta guerra foi das mais selváticas e brutais que o continente africano viveu. Todas são brutais e selvagens, mas as imagens que correram mundo de homens, mulheres e crianças mutilados à catanada perdurarão nas nossas memórias como algo que só o pior no ser humano consegue.
O filme pretende fazer com que quem compra diamantes pense no que pode estar por detrás da pedra mais dura à face da Terra: actualmente cerca de 20% dos diamantes no mercado provêm de zonas de conflito, onde a venda dos diamantes serve para financiar armas e sujeitar muita gente à escravidão nas minas ou à morte arbitrária. O filme é uma produção de Hollywood, com muita acção e algum suspense mas que consegue fugir várias vezes ao óbvios clichés para nos centrar naquilo que realmente interessa e que é o sofrimento humano.
Na edição do último sábado da revista XLSemanal incluída no jornal espanhol ABC, a reportagem de capa é exactamente sobre este tema e, partindo do filme como pretexto, mostra-se como o contrabando destas pedras preciosas tem servido ao longo dos anos para financiar guerras como as de Angola, Rep.Dem. Congo, Libéria e, mais recentemente, na Costa do Marfim. Também menciona o facto de a indústria dos diamantes ter ficado um bocado abalada com a "má publicidade" que o filme lhes está a causar. Como manobra de marketing ofereceram 10.000 dólares às estrelas de Hollywood que usem diamantes (e os mostrem claro) na cerimónia dos Óscares (que lata!). As fotos do artigo são quase todas do Kadir van Lohuizen
O ano passado na travessia de barco da Ilha Brava para a Ilha do Fogo em Cabo Verde conheci um refugiado liberiano de nome John. Há quinze anos que tinha fugido do seu país e da guerra civil e não via a família desde aí. Fugiu primeiro para a Guiné-Conakri e depois para a Gâmbia onde era mal tratado mas conseguiu um cartão da ONU de refugiado. Finalmente chegou a Cabo Verde e tem sido o futebol a dar-lhe a sobrevivência nestes anos jogando em vários clubes do arquipélago. Ainda lhe falta conseguir arranjar o dinheiro para voltar para a Libéria à procura dos pais e dos irmãos.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

PAÍS IRRRMÃO NÉ?



Estugarda. 8 de Julho de 2006 / Fotos: Luís Filipe Catarino

Mesmo ficando a apanhar bonés no Mundial da Alemanha ficámos à frente do Brasil. Vamos ver se o Figo e o Pauleta sempre são parte do passado da Selecção e se o futuro vai trazer substitutos a valer.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

PASSA POR MIM NA TV



Para aqueles que andaram mais distraídos aquando da visita do PR à Índia, e não viram a RTP, aqui fica a reportagem sobre os bastidores do site desenvolvido para esta viagem marcante. Este vosso amigo aparece algumas vezes com um ar pensador e o meu querido MAC onde vos escrevo estas linhas, aparece tranquilamente a trabalhar sem pestanejar a VISTA...

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

DEFENESTRAR




7 de Novembro de 1996 e 31 de Janeiro de 2007 / Fotos: Luís Filipe Catarino

Defenestrar e defenestração sempre foram palavras que me suscitaram curiosidade. Não é que me queira atirar de alguma janela, mas acho que é uma daquelas formas "à antiga" de provar que acabou alguma coisa: uma traição, um jugo, uma dívida. A nossa Restauração foi assim, e os símbolos do Domínio Filipino lá foram pela janela: a Duquesa de Mântua (bela terra cheia de nevoeiros) e Miguel de Vasconcelos, o Escrivão do Reino.
Os pertences de Vasco Santana no filme "A Canção de Lisboa" também são eles defenestrados por ele não pagar as contas.
Talvez uma das mais famosas seja a "Defenestração de Praga" em que católicos foram atirados pela janela e sobreviveram, segundo eles, por intervenção divina, e segundo os protestantes, por terem caído em cima de um monte de estrume.
Pois eu gosto mais de usar as janelas para capturar silhuetas, como a da primeira foto que me deu o "Prémio Fuji" em 1997. Curiosamente este prémio deu-me o dinheiro para a entrada da casa onde vivo e na qual, triste curiosidade, tive um incêndio dois anos depois. Quando cheguei a casa encontrei no estacionamento páginas dos meus livros de culinária que tinham sido, digamos, defenestrados pelo fogo.